sábado, 31 de janeiro de 2009

Blogs e mais Blogs

Só pra divulgar um pouco mais meus outros blogs.

A Veia Comunicadora - Meu blog que pode ser considerado mais de mídia, com textos sobre cultura e coisas do tipo. Games, hqs, livros, notícias e muito mais.

Cinefilia Na Veia - Blog de Cinema. Atores, atrizes, lançamentos e reviews sobre filmes em cartaz e em DVD.

Doce & Bacana - Blog que divido com Rafael Froner, Jaime Ohana e Rodrigo Castro. Mídias, publicidade, cinema, música e um inside na cidade de Manaus.

Megafone Mental - O primeiro de todos os blogs. O "pessoal". Coisas que acho importantes ou não, mas me deram vontade de escrever. Só coisas da minha cabeça.

Tudo O Que Passou Por Mim - Os textos seguem uma linguagem medieval sobre coisas da minha vida em forma de contos. Bacana.

Um Conto Em Cada Canto - Nada mais que um blog de contos que estou arrumando. Atualmente fechado para reformas.


No mais todos eles estão na barra de links aqui ao lado ordenados de acordo com a atualização mais recente. Visitem.

Observação de grande valia pra quem quer continuar lendo aqui.

Eu realmente adoro posts gigantescos. Tanto quanto gosto de posts de uma linha.

Meme. Que diabo é isso?

"Ganhei um Meme do blog 'Num sei qual tanto faz' e vou responder aqui"

Aí vem 7, 10, 15, 35, 2194 coisas que eu gostaria de fazer antes de morrer, ou lugares a conhecer até março de 2010, ou algo do tipo. Se você conhece vários blogs e navega por aí com certeza já deve ter lido algo do tipo, ou até mesmo feito um deles. Comigo não aconteceu, mas vi em alguns blogs de amigos e fiquei intrigado. De onde teria vindo essa parada de Meme? O que realmente significa isso? Que diabo é isso?!?!?!? O que descobri me fez gostar mais e mais do termo. Mas também percebi que ele começa a ser divulgado de forma errônea. Bem, vamos aos fatos.

Obs: Se você abrir a página do Google e escrever no campo de buscas "define:Meme" vai aparecer uma definição de Meme. É bem legal. Aprendi isso com uma edição da Info. Sempre que quero definição de alguma coisa vou no Google. Tente você também.

Então, no Google apareceu o seguinte:
"Termo usado pelos blogueiros para definir quando um autor tem seu texto copiado e continuado em outros blogs. ..." segundo uma coluna do site do G1.

Fui então na Wikipédia e descobri que o termo "Meme" não é nada novo não. Na verdade esse termo veio de um livro escrito em 1976, O Gene Egoísta, de Richard Dawkins, onde ele apresenta o Meme como um análogo ao gene na genética.

Análogo: Parente, parecido, da mesma família.

"No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se."

Um Meme nada mais é do que uma cópia, uma imitação de algo que já existe. Um ctrl+c ctrl+v. É como copiar uma notícia de um site e discorrer sobre ela num blog ou numa matéria. Ou mesmo uma letra de música e tal. Mas aí que está a parada do Meme. Ele se evolui.

Claro, se você lê uma notícia no jornal e conta pra outra pessoa você acaba de criar um Meme bem básico. Aquela pessoa vai contar pra outra com outros detalhes que ela viu no mesmo jornal ou escutou por aí. E assim o Meme vai crescendo, sem perder o foco principal. Basicamente é isso.

Por exemplo: (extraído da Wikipédia)
As seguintes declarações são (grosso modo) versões de alguns memes comuns:
  • Tecnologia é o exemplo maior, carros, grampeadores etc. Tecnologia claramente demonstra mutação, a qual também é essencial para o progresso memético (ou genético) ser feito. Existiram muitos desenhos de grampeadores ao longo da história, por exemplo com variáveis graus de longevidade, fecundidade, fidelidade (ie. "sucesso" memético).
  • Jingles, músicas em propagandas politicas e comerciais e slogans
  • Verme de orelha são canções, em especial refrões, que você não consegue parar de cantarolar ou pensar.
  • Piadas; ou melhor, piadas conhecidas por serem engraçadas
  • Proverbios e aforismos (e.g., "Deus ajuda quem cedo madruga")
  • Canção de Ninar; são propagadas por pais para filhos por várias gerações, muitas vezes associada a ações e movimentos específicos.
  • Memes portugueses - por vezes existem frases, interjeições e até mesmo sketches que se massificam numa cultura ou sub-cultura.
Meme então é uma imitação (mimeme em grego). Algo que se copia, mas com a intenção de evoluir. Como o tal do lance do pescoço da girafa.

A Wikipédia, por exemplo, é uma forma de evolução do Meme. Uma pessoa vai e coloca informações sobre algo como... algas marinhas vermelhas do leste europeu. Mas aí um pesquisador das tais algas marinhas vermelhas do leste europeu vai e coloca mais informações acerca delas na Wikipédia e enriquece o texto. Meses depois as algas marinhas vermelhas do leste europeu entram em processo de extinção devido ao crescimento no número de baleias babás fincas no norte da Ásia, e outra pessoa coloca essa informação na Wikipédia, e assim vai. Com vários Memes vai se montando um texto coeso e bem produzido, que alguém que vai fazer uma monografia sobre as araras azuis mancas de pêlo crespo do noroeste da Groêlandia vai copiar pra dizer que elas não se importam nem com as algas marinhas vermelhas do leste europeu e nem com as baleias babás fincas do norte da Ásia. Evolução.

A seguir, mais informações extraídas da Wikipédia.

Fatores que ditam o sucesso de um Meme.
  • Experiência: Se um meme não apresenta uma correlação com o universo de experiência de um indivíduo, então será menos provável que este acredite nesse meme.
  • Felicidade: Se um meme faz com que um indivíduo se sinta mais feliz, então será mais provável que acredite nele (ex.: a idéia de que se será recompensando depois da morte pelos actos cometidos em vida --- "faça isso assim e irá para o paraíso depois da morte").
  • Medo: Se um meme constitui uma ameaça, os indivíduos podem ser levados a crer nele pelo medo. (é o exemplo oposto ao anterior: "se você fizer alguma coisa ou não fizer outras, irá arder eternamente no inferno).
  • Economia: Se um meme tende a ser portado por pessoas ou organizações que têm influência econômica, então o meme provavelmente beneficiará uma maior audiência. Se um meme tende a aumentar as riquezas de um indivíduo portador, provavelmente irá disseminar-se pela mesma razão. Entre os memes deste tipo incluem-se idéias tão simples quanto a de que "o trabalho duro é bom" e "as coisas mais importantes devem vir em primeiro lugar".
  • Censura: se uma grande e poderosa organização penaliza pessoas que expressam a crença nalgum meme em particular ou queimam livros que contenham esse meme, então ele será colocado numa situação de desvantagem seletiva. (A este propósito, deve contudo notar-se que existe o meme "é errado censurar". Seria interessante especular se esse meme teria prosperado pelo aumento da riqueza de algumas nações que o aplicaram, dessa forma aumentando a influência do meme em si).
  • Conformidade e inovação: os memes, de forma um pouco diferente dos genes (mas não muito diferente dos genes presentes em vírus), podem aumentar em freqüência simplesmente por serem populares. É o caso do apego ao tradicional e do repúdio ao novo - algo que se relaciona com um outro factor de seleção, a felicidade relativa que decorre do nível de aceitação social. Noutros casos, mais notoriamente na moda e em várias formas de arte memes podem tornar-se populares pela razão oposta, isto é, por serem incomuns ou inovadores. Pode neste caso haver uma relação mais ou menos directa com o mecanismo de seleção sexual.
Eita post gigantesco. É porque eu adoro passar informações. E achei esse termo realmente muito interessante. Lembra muito minhas aulas de Teoria da Comunicação. Sociologia e Filosofia são coisas que me fascinam.

Pra terminar, se você também curte o assunto e gostaria de conversar mais sobre isso achei aqui uma comunidade no Orkut chamada A Revolução do Meme. Façam a festa. ;)


p.s. Esse post só foi possível graças à utilização de diversos Memes. Obrigado.

E hoje ela me disse

Gaijin e haijin - I

I

folhas mortas -
lágrimas coloridas
que caem...

II

nada de água para
matar a sede do haijin
- nem palavras

III

aprender com os erros
fazer de novo, outra vez
- o sabiá já canta

IV

manhã do gaijin
inspiração vem de longe,
vem de longe, de longe

V

domingo de sol -
janela se despede das
nuvens que passam


Gaijin = estrangeiro

Haijin = escritor de haikais

Por Rogério Viana



p.s. Haikai é um forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade.


Tenho que ver mais jornal!

Vocês sabiam disso aí? Nossa, eu não sabia que tinha chovido de novo no Sul e acontecido mais uma inundação. Aí eu abro o G1 hoje e diz "Temporais no Rio Grande do Sul deixam 11 mortos". Sério, primeiramente eu pensei que estavam reciclando a notícia. Caramba, tenho que ver mesmo mais jornal.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Dá uma raiva esse gêniozinho!

Caramba, sabe quando você acha uma coisa tão bacana, mas tão bacana que te dá raiva? Sabe quando ele propõe uma coisa e cumpre mesmo! Sabe, isso dá raiva! Tipo, quando você compra um tênis que se auto-intitula indestrutível e ele realmente nunca rasga e nem nada? Nunca pega fogo, e nem mesmo se suja! Caramba! Isso dá raiva!

Mas enfim... (sério, tô pra mudar o nome desse blog pra "Mas enfim") esse site não é assim tão perfeito. Mesmo assim dá uma raiva porque ele consegue cumprir o que promete. Pelo menos na maioria das vezes. Eu falo do Akinator.

Olhem, eu sou uma pessoa muito desligada e conhecida universalmente por ser sempre o último a saber, então se você já conhece esse site sinto muito pelo meu espanto. Eu conheci a poucas horas. Mas já estou passado nele.

Bom, o Akinator tem a seguinte proposta. Você pensa num personagem qualquer (real, irreal, humano, alienígena, animal, pokémon...) e o gênio do Akinator vai te fazendo perguntas sobre ele. No final ele te diz exatamente em quem você pensou! Exatamente! Claro, se você respondeu corretamente. Caramba, já fiquei muito passado. Até o Zandor ele descobriu! O Zandor! Dos Herculóides! Como?! Nem eu lembrava mais do nome dele!

Se ele acertou o Zandor, quanto mais o Bulbassauro!

No mais, eu fiz esse post só pra falar do Akinator mesmo. Acho que postar mais é algo que eu precise. E esse assunto me chamou a atenção no momento. Divirtam-se. ;)

p.s. Tentem o seguinte: Pensem em vocês mesmos, ou respondam sempre na mesma alternativa pra ver o que ele diz. É muito engraçado! Huehheuhuhae

Gostaria de agradecer

Caramba gente, valeu. Fui realmente tocado com os comentários do último post. Não um "tocado" que tenha me levado às lágrimas, mas um "tocado" do tipo "poxa, mas que legal ein". Valeu. Sempre é bom saber que se é reconhecido. Esteja buscando isso ou não. Sempre é bom saber.

Enfim, só queria agrader mesmo. ;) Vou postar sobre outras coisas agora.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Selo?

Sabem, eu acho essa história de selo uma coisa bem bacana. Bom, se vc não sabe o que é isso é porque não vive a plenitude de ter um blog. Basicamente os selos são premiações que blogs dão a outros blogs. Uma idéia bem legal. Bom ser reconhecido por quem realmente sabe do que gosta. Até porque, os bloggers são o que se pode considerar de seres mais autosuficientes que existem na net. Escrevem o que querem e sobre o que gostam sem se importar com o que o resto do mundo diga. Soltam mesmo o verbo o resto do mundo que se exploda. Quem não gostar que crie um blog pra si. É mais ou menos assim que funciona o negócio. 

Bloggers: Renegados da internet.

É como eu vejo.

Por isso acho tão legal a idéia dos selos, mas não sei porque alguém gostaria de dar um pra mim.

Eu já ganhei um selo uma vez. O de "Esse blog é quente" e foi com o A Veia Comunicadora que é outro blog meu que está inativo já a algum tempo.  Ganhei ele do Mateus do blog GreatDj, que é um blog que eu realmente gosto bastante. É sobre música, e ele sempre tem idéias pertinentes e que são boas de se ler. É bem legal.

Mas enfim... (E eu continuo dando esses espaços. Eu tenho é que parar com isso)

Achei bem legal ter ganho aquele selo, mas lembro que na época fiquei me perguntando "Pera lá, mas eu mal posto nesse blog e, convenhamos, não é tão quente assim", e portanto não me senti tão bem por ter ganho aquele selo. Não achei que merecesse. Não que eu ache que mereça esse novo.




Selo dado pela Carine do blog Carine Passos



Sinceramente não acho esse blog tão maneiro assim mas, enfim, é uma homenagem não? Eu tenho que agradecer e aceitar. ^^ Fico feliz do mesmo jeito, mas infelizmente um problema ainda maior me acomete nessas horas. 

A quem homenagearei???

E ainda tem o lance do número de blogs. 10! Pera lá, vou copiar as regras aqui.

1 - Exiba a imagem do selo "Olha Que Blog Maneiro" Que vc acabou de ganhar!!!
2 - Poste o link do blog que te indicou.(muito importante!!!)
3 - Indique 10 blogs de sua preferência.
4 - Avise seus indicados.
5 - Publique as regras.
6 - Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.
7 - Envie sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com juntamente com os 10 links dos blogs indicados para vericação. Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá 1 caricatura em P&B.

Bom, pra mim essa parada das caricaturas é coisa de corrente da internet, mas se ganhar uma também não vou reclamar. Na verdade, vou é postar por aqui.

Vamos ver se eu consigo indicar 10 blogs aqui.

(Marta Entre Parênteses) - Muito bacana. Textos muito bem escritos e poesia recorrente. Acho demais.
Manoel Dc - Blog que eu conheci a pouco, mas conheço o autor dele e só posso admirar também seus textos. A temática é Cristo, e é muito bem escrito.
A Enrolada Blog - Esse é o blog da Nathallia Motta, e é bem bacana também. Não mais do que o diário de uma moça e como ela enxerga o mundo. É bem gostoso de ler. Acompanhe.
Minha Vez De Falar - Esse é mais um blog de uma pessoa que conheci primeiro pessoalmente e também só posso falar bem. As opniões são diretas e sinceras, e trata principalmente de política e do social.
GreatDj - Como não homenagear novamente esse blog? Com um tempo que nem posso imaginar de onde vem, o Mateus chega falando de todo o tipo de música e vai dando dicas de coisas novas. Faz análises de cds e ainda faz um post pra vc se pedir. Claro, se for pertinente (acho que eu adoro essa palavra).
Depósito do Calvin - Não! Esse com certeza é um dos blogs mais legais que eu já acompanhei na vida. Qual o tema? As tirinhas do Calvin e de seu urso de pelúcia Haroldo. Muito maneiro mesmo. Sempre que possível tem alguma tirinha, ou um texto sobre algum produto inspirado no tema. Acompanhe ein!
Doce & Bacana - Não é porque eu estou envolvido com esse blog que estou citando ele não. É um blog muito bom. Rafael Froner, Jaime Ohana, e Rodrigo Castro, conseguem tratar esse blog melhor do que eu faria. A temática é a vida social, cinema, publicidade e outras novidades do mundo que nos rodeia. Bacana mesmo.

Bom, só posso me desculpar agora da Carine por ela ficar sem a caricatura dela. Eu mesmo já me acostumei com a idéia. Mais do que esses 7 não sai mesmo até porque não acompanho tantos blogs, e outros que eu acompanho não acho que mereçam esse selo. Não por não serem capazes de tanto, mas porque os considero mais pessoais que qualquer outra coisa. Blogs assim não precisam do reconhecimento que já recebem com os leitores. É como se estivessem acima dos selos. Eles existem, são preenchidos de idéias, e tanto faz quem acompanha ou não. São válvulas de escape para as mentes dos autores, que teriam seus corações e mentes explodidos se não escrevessem. Quero que o meu seja assim também. ;)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A Rosa da imortalidade

Há muitos e muitos anos, em um lugar longínquo e triste, havia uma montanha enorme de pedras negras e ásperas. 

Ao cair da tarde, floria, todas as noites, uma rosa que conferia imortalidade. Mas ninguém ousava se aproximar dela, pois seus muitos espinhos eram venenosos. 

Entre os homens falava-se mais sobre o medo da morte e da dor e nunca sobre a promessa de imortalidade. 

E, todas as tardes, a rosa murchava incapaz de conceder sua dádiva a ninguém, esquecida e perdida no topo da montanha fria e escura, sozinha até o fim dos tempos.


O Labirinto do Fauno

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Sério.

Eu tenho que tirar as fotos dela desse pc.

Meu curioso caso

Ontem fui assistir O Curioso Caso de Benjamin Button e posso dizer que o filme me tocou de uma forma que eu nunca imaginaria. Ele me fez pensar em coisas que eu venho tentado esquecer. Na distância do amor por um motivo maior que a simples presença física. Um distanciamento do tempo. De valores. De tanta coisa. Chorei no filme. Chorei no fim, quando diz que cada um nasceu pra uma coisa. E eu nasci pra que? Pra acreditar? Sinto falta dela. Sinto muita falta dela. Raios! Não consigo esquecê-la. Deveria eu ter outros casos? Outros muitos casos até que o tempo nos alcançasse bem no meio? Isso resolveria?

Droga... um filme tão bom...

domingo, 18 de janeiro de 2009

Cães jogando poker

Fui falar de poker e me lembrei logo desse quadro. Ahhhh como eu quero um quadro desses. Eu realmente adoro jogar poker. Pena que jogo tão pouco. Mas acho super legal. Vamos jogar?

Noite de jogos e amigos

Ontem passei um momento muito agradável junto de outras pessoas. Acho tão legal quando isso acontece. Primeiramente passei a tarde na casa do meu amigo Samuel Sardon trabalhando em um vídeo pra apresentar na igreja de noite. Foi legal. O Samuel é um cara legal. E uma pessoa que admiro bastante. É um bom amigo.

Depois da igreja fomos na casa de outra amiga passar um tempo jogando várias coisas pra conhecer mais gente. Esse tipo de coisa que jovens cristãos fazem sabem? A gente não sai pra beber nem nada do tipo, mas adora programações em casa. Rsrsrrsrsrs. Bom, eu pelo menos me amarro. Jogamos Guitar Hero, Winning Eleven e outras coisas. Muito legal estar com outros jovens. Eu passo muito tempo com adolescentes. Não que não goste. O trabalho na igreja até exige isso em parte, mas fazer amizades com outros jovens é extremamente importante. Eu sinto falta pelo menos.

Dá vontade de fazer algo do gênero aqui em casa, mas é complicado. Três irmãos e dois pais que gostam de dormir. Acho que o pessoal faria barulho demais. E aqui nem acho que tenha muita coisa pra fazer. Na verdade nem tem. Mesmo assim uma noite de poker viria a calhar. Só me falta o quadro dos cachorros jogando. Ficaria perfeito na minha parede. ;)

domingo, 4 de janeiro de 2009

E pra 2009?

Escrevi no meu fotolog sobre o que seriam meus planos pra esse ano, e vou transcorrer um pouco mais sobre o assunto aqui. Lá escrevi que esse ano farei apenas o essencial e o necessário. Nada de perder tempo com coisas fúteis. Claro que não posso dizer que "só farei" (vale muito a intenção) mas pelo menos será o foco. Mas... como assim?

Bom, esse ano deixei muitas pendências. Fui muito fraco diversas vezes e me deixei levar pela maré. Me deixei acontecer. Sem mudanças de curso muito violentas ou freadas bruscas. Fiz o mínimo de esforço possível pra me manter "correto" e isso trouxe consequências que vão durar bem mais do que só mais esse ano. Mas são coisas com as quais lidarei e superarei. Uma hora isso passa.

E realmente a culpa foi toda minha. Por mais que eu tente mascarar dizendo que o rompimento de um relacionamento com a pessoa que mais amei até o dado momento é que seria o culpado, tenho que levantar o rosto e dizer que eu me deixei levar. Por que eu quis. Por que senti que seria melhor. Que seria melhor não sentir mais nada. Nem levar mais ninguém a sério. A única que interessava eu havia perdido. Mas perdi bem mais nesse ano.

Também decidi no final desse ano não me lamentar mais. Não fazer a clássica pose de coitado. Aconteceu, aconteceu. Nada mais há de ser feito com o que passou. Claro, pode-se resolver o que ainda vem. Concertar creio que seja impossível. Mas pode ser possível refazer. Estou pronto pra tanto. Já foi definido. Esse é o ano de deixar de ser covarde.

And now?

Você já fez uma coisa estúpidamente estúpida e depois se arrependeu amargamente, mas não parece que tem como resolver? É um lixo! Coisas estúpidamente estúpidas sempre vem lhe atormentar no meio da noite. Ou no meio da tarde. E uma pessoa aparece no seu trabalho, na sua faculdade, ou até na sua casa! E o que você faz? Ignora? MEU DEUS! MAS NEM SEM EU FOSSE PRA OUTRA DIMENSÃO ME VERIA LIVRE!

Recado de quem já viveu um pouquinho:
Decisões estúpidamente estúpidas lhe perseguem pra toda a vida. Agite antes de beber.