sábado, 4 de outubro de 2008

Meu sonho ateniense

Essa semana tive o prazer de visitar a mais antiga instutuição universitária do Brasil. A Universidade Federal do Amazonas - UFAM. E por que tal visita seria merecível de comentário neste blog tão empoeirado quanto um sebo? Porque eu adorei aquele lugar. ;)

A idéia "universitário" parece mais concreta naquele lugar. Nossa, é mesmo maravilhoso. Digo isso por que venho de uma faculdade particular localizada no centro da cidade de Manaus - a Uninorte. Minha faculdade (ou melhor, centro universitário) domina boa parte de uma das principais ruas do centro. Há uma unidade em cada quadra (praticamente). Eu estudo à noite (no momento está trancado, mas é o horário a que retornarei próximo período). Não sei, o sentido de universitário de noite, numa faculdade particular (centro universitário) presente em prédios espalhados pelo centro da cidade, é muito diferente do que eu gostaria. Parece um esteriótipo (e tenho certeza que se eu usasse uma palavra diferente vocês aceitariam melhor) de alguém com mais de 30 anos que voltou a estudar pra melhorar as oportunidades no novo mercado de trabalho, de um jovem playboy da sociedade, ou mesmo de um jovem que está lutando pra ser alguém na vida. Não me levem a mal, até que são boas personificações (tirando o playboy) mas não é o que eu gostaria. Eu nasci pra ser um revolucionário!

E onde cresce o espírito universário revolucionário? Além de uma viagem de moto pela América do Sul óbviamente. Num campus universitário! Nossa! Concerteza isso é muito vivo pra mim.

Quer dizer, parece que aquele lugar é só pra isso. Afastado do resto da sociedade para criar livres pensadores - filósofos. Jovens que podem explodir aqueles caminhos a fora com rostos à base de tinta guache, ostentando mensagens de protesto e bandeiras socialistas (esse socialismo é só por causa da imagem revolucionária mesmo. Pra mim não funciona). Parece que cada estudante está sendo gradativamente criado naquelas salas para se imporem contra a sociedade. Discutir as idéias. Criar novos caminhos de pensamentos. Abalarem as estruturas. Nossa, eu realmente me senti muito bem ali.

Mas na verdade, antes que apareça alguém pra estragar essa minha imagem, eu sei que essa é a utopia. O mais certo é que esse seja apenas um bonito sonho de algo que poderia ser mas não é. Infelizmente é um caso de educação pública. E privada também, claro. Acontece que eu tenho esse olhar romântico sobre o mundo.

Vale ressaltar que vejo também as qualidades da minha universidade. Só que ela me parece bem mais americanizada e menos ateniense. E eu não gosto muito disso. ;)

5 comentários:

Cartas Virtuais disse...

kkkkkkkk... sorry
Eu estava pensando que eu faria o papel da "Destruidora de Utopias".. risos...
Quando eu estava fazendo o PSM, tive que ir lá p/ corrigirem minha data de nascimento...
Eu me senti muito bem andando pelos corredores da UFAM... E (meio que) fiz uma promessa p/ mim... Que um dia iria estudar lá... Acho que consegui pagar, pelo menos, essa promessa... =)

Bjus, até...
Bom FDS!!!

=)

Unknown disse...

bem, a Ufam nunca foi um sonho pra mim, não no sentido utópico. Ela sempre foi um objetivo a ser alcançado, e graças a Deus, cheguei lá.

aquilo ali é um mundo de variedades. Tantas pessoas tão diferentes num espaço realmente grande.

o bonito é ver quem ainda vê aquele lugar de forma romântica. Isso falta pra muita gente.

bjo, moço!

(Marta Selva) disse...

eh..
a maioria da galera da ufam q eu conheço ao inves de aproveitar a reclusao para se tornar um grande pensador.. .. usufrui das trilhas na mata....pra puxar uns.. hehe

...mas sonho eh gostoso e alimenta alma..
**deixei um recado no meu blog pra qm assinou la hehehe

;*,neojoy.
qnt tempo q nao te vejo!

Nathállia Motta disse...

POIS é eu estou super empolgada, não é todo dia que agente pode fazer algo assim =D
QUI BOM QUE GOSTOU DA IDÉIA quem sabe você não faz um documentário também? vou sim depois botar no youtube ou quem sabe lá no blog ai aviso pra você!

Carine Passos disse...

ah, obriigada por visitar meu blog! eu tava um tempo sem postar, porque não tenho tempo!

# nossa, eu amei o seu blog, você escreve muito bem, e se expressa de uma forma bem ampla. Parabéns!

eu ainda não to na faculdade, mais é como se eu estivesse! minha escola é federal, e tem um padrão bem americanizado.
É, eu também levei trote! rsrs ..

Beijoos, voltarei mais vezees !