sábado, 31 de janeiro de 2009

Meme. Que diabo é isso?

"Ganhei um Meme do blog 'Num sei qual tanto faz' e vou responder aqui"

Aí vem 7, 10, 15, 35, 2194 coisas que eu gostaria de fazer antes de morrer, ou lugares a conhecer até março de 2010, ou algo do tipo. Se você conhece vários blogs e navega por aí com certeza já deve ter lido algo do tipo, ou até mesmo feito um deles. Comigo não aconteceu, mas vi em alguns blogs de amigos e fiquei intrigado. De onde teria vindo essa parada de Meme? O que realmente significa isso? Que diabo é isso?!?!?!? O que descobri me fez gostar mais e mais do termo. Mas também percebi que ele começa a ser divulgado de forma errônea. Bem, vamos aos fatos.

Obs: Se você abrir a página do Google e escrever no campo de buscas "define:Meme" vai aparecer uma definição de Meme. É bem legal. Aprendi isso com uma edição da Info. Sempre que quero definição de alguma coisa vou no Google. Tente você também.

Então, no Google apareceu o seguinte:
"Termo usado pelos blogueiros para definir quando um autor tem seu texto copiado e continuado em outros blogs. ..." segundo uma coluna do site do G1.

Fui então na Wikipédia e descobri que o termo "Meme" não é nada novo não. Na verdade esse termo veio de um livro escrito em 1976, O Gene Egoísta, de Richard Dawkins, onde ele apresenta o Meme como um análogo ao gene na genética.

Análogo: Parente, parecido, da mesma família.

"No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se."

Um Meme nada mais é do que uma cópia, uma imitação de algo que já existe. Um ctrl+c ctrl+v. É como copiar uma notícia de um site e discorrer sobre ela num blog ou numa matéria. Ou mesmo uma letra de música e tal. Mas aí que está a parada do Meme. Ele se evolui.

Claro, se você lê uma notícia no jornal e conta pra outra pessoa você acaba de criar um Meme bem básico. Aquela pessoa vai contar pra outra com outros detalhes que ela viu no mesmo jornal ou escutou por aí. E assim o Meme vai crescendo, sem perder o foco principal. Basicamente é isso.

Por exemplo: (extraído da Wikipédia)
As seguintes declarações são (grosso modo) versões de alguns memes comuns:
  • Tecnologia é o exemplo maior, carros, grampeadores etc. Tecnologia claramente demonstra mutação, a qual também é essencial para o progresso memético (ou genético) ser feito. Existiram muitos desenhos de grampeadores ao longo da história, por exemplo com variáveis graus de longevidade, fecundidade, fidelidade (ie. "sucesso" memético).
  • Jingles, músicas em propagandas politicas e comerciais e slogans
  • Verme de orelha são canções, em especial refrões, que você não consegue parar de cantarolar ou pensar.
  • Piadas; ou melhor, piadas conhecidas por serem engraçadas
  • Proverbios e aforismos (e.g., "Deus ajuda quem cedo madruga")
  • Canção de Ninar; são propagadas por pais para filhos por várias gerações, muitas vezes associada a ações e movimentos específicos.
  • Memes portugueses - por vezes existem frases, interjeições e até mesmo sketches que se massificam numa cultura ou sub-cultura.
Meme então é uma imitação (mimeme em grego). Algo que se copia, mas com a intenção de evoluir. Como o tal do lance do pescoço da girafa.

A Wikipédia, por exemplo, é uma forma de evolução do Meme. Uma pessoa vai e coloca informações sobre algo como... algas marinhas vermelhas do leste europeu. Mas aí um pesquisador das tais algas marinhas vermelhas do leste europeu vai e coloca mais informações acerca delas na Wikipédia e enriquece o texto. Meses depois as algas marinhas vermelhas do leste europeu entram em processo de extinção devido ao crescimento no número de baleias babás fincas no norte da Ásia, e outra pessoa coloca essa informação na Wikipédia, e assim vai. Com vários Memes vai se montando um texto coeso e bem produzido, que alguém que vai fazer uma monografia sobre as araras azuis mancas de pêlo crespo do noroeste da Groêlandia vai copiar pra dizer que elas não se importam nem com as algas marinhas vermelhas do leste europeu e nem com as baleias babás fincas do norte da Ásia. Evolução.

A seguir, mais informações extraídas da Wikipédia.

Fatores que ditam o sucesso de um Meme.
  • Experiência: Se um meme não apresenta uma correlação com o universo de experiência de um indivíduo, então será menos provável que este acredite nesse meme.
  • Felicidade: Se um meme faz com que um indivíduo se sinta mais feliz, então será mais provável que acredite nele (ex.: a idéia de que se será recompensando depois da morte pelos actos cometidos em vida --- "faça isso assim e irá para o paraíso depois da morte").
  • Medo: Se um meme constitui uma ameaça, os indivíduos podem ser levados a crer nele pelo medo. (é o exemplo oposto ao anterior: "se você fizer alguma coisa ou não fizer outras, irá arder eternamente no inferno).
  • Economia: Se um meme tende a ser portado por pessoas ou organizações que têm influência econômica, então o meme provavelmente beneficiará uma maior audiência. Se um meme tende a aumentar as riquezas de um indivíduo portador, provavelmente irá disseminar-se pela mesma razão. Entre os memes deste tipo incluem-se idéias tão simples quanto a de que "o trabalho duro é bom" e "as coisas mais importantes devem vir em primeiro lugar".
  • Censura: se uma grande e poderosa organização penaliza pessoas que expressam a crença nalgum meme em particular ou queimam livros que contenham esse meme, então ele será colocado numa situação de desvantagem seletiva. (A este propósito, deve contudo notar-se que existe o meme "é errado censurar". Seria interessante especular se esse meme teria prosperado pelo aumento da riqueza de algumas nações que o aplicaram, dessa forma aumentando a influência do meme em si).
  • Conformidade e inovação: os memes, de forma um pouco diferente dos genes (mas não muito diferente dos genes presentes em vírus), podem aumentar em freqüência simplesmente por serem populares. É o caso do apego ao tradicional e do repúdio ao novo - algo que se relaciona com um outro factor de seleção, a felicidade relativa que decorre do nível de aceitação social. Noutros casos, mais notoriamente na moda e em várias formas de arte memes podem tornar-se populares pela razão oposta, isto é, por serem incomuns ou inovadores. Pode neste caso haver uma relação mais ou menos directa com o mecanismo de seleção sexual.
Eita post gigantesco. É porque eu adoro passar informações. E achei esse termo realmente muito interessante. Lembra muito minhas aulas de Teoria da Comunicação. Sociologia e Filosofia são coisas que me fascinam.

Pra terminar, se você também curte o assunto e gostaria de conversar mais sobre isso achei aqui uma comunidade no Orkut chamada A Revolução do Meme. Façam a festa. ;)


p.s. Esse post só foi possível graças à utilização de diversos Memes. Obrigado.

Um comentário:

Carine Passos disse...

ahsuhushahs' adorei o assunto!
juro que eu também não sabia o que era Meme!
apesar de ja ter visto em vários blogs também!
fui atrás de uma definição no google, e li algumas das coisas que você disse aqui!

realmente muito interessante! ;D

beijos ;*