sábado, 21 de março de 2009

Já tenho em quem me inspirar.

Me sinto até extremamente mal em só tê-la conhecido graças a um documentário no Cinemax. Sério, como eu não a conhecia antes? Quem? Annie Leibovitz, claro!

Sem formação acadêmica na área, Annie se tornou uma das maiores lendas da fotografia, com retratos de famosos da música, cinema, política e tantos outros, em trabalhos incríveis. Sua carreira começou na Rolling Stones em 1970, e em 3 anos já era a principal fotógrafa da revista. O sucesso inicial da revista deve, com certeza, ser creditado a essa fotógrafa, que, com seu jeito de realmente entrar na vida dos fotografados, fez registros que nenhum outro conseguiu. Um exemplo marcante foi a sessão feita por ela com John Lennon e Yoko Ono horas antes da morte do ex-beatle. A última foto ficou pra história.

Última foto do casal John Lennon e Yoko Ono. Por Annie Leibovitz, 1980.

Quando saiu da Rolling Stones, em 1983, Annie Leibovitz passou a fazer parte do casting da Vanity Fair, que ainda era uma revista muito nova e de pouco prestígio. O talento de Annie alavancou mais uma empresa. Logo todos queriam ser fotografados por ela sem se importarem com nenhum pedido seu. Uma prova disso é a famosa foto de Demi Moore nua durante a sua gravidez. Só Annie consegue.

Demi Moore. Vanity Fair, 1991.

Enfim, o documentário que eu havia dito antes é o Annie Leibovitz - A vida através das lentes (Annie Leibovitz - Life Through A Lens) que tem passado no Cinemax esse mês. Eu adoro documentários e adorei esse. Se tiverem a oportunidade de assistir, gostando ou não de fotografia, tenho certeza que vão gostar também.

A seguir, outras fotos de Annie Leibovitz:

Keith Richards, revista Rolling Stones.

Kirsten Dunst, em foto promocional para o filme Maria Antonieta.

Meg e Jack White, da banda White Stripes, 2003

Atriz e cantora Miley Cyrus, 15 anos, para a Vanity Fair. Ensaio polêmico.

Primeira imagem de Suri, filha do casal Tom Cruise e Katie Holmes, 2006.

David Beckham como o Príncipe Felipe, de "A bela adormecida. Campanha publicitária da Disney.

Scarlett Johansson como Cinderela. Campanha publicitária da Disney.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem razão.Eu vi esta reportagem também.Eu acho importante conhecermos os fotógrafos principalmente quando as fotos são tão fantásticas.

Alessandra disse...

Amazonas? Nossa vc está longe hein? Eu também gosto muito da Anie, vc em bom gosto, já se observa isso pelo lugar maravilhoso em que mora! Beijão