sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Paraolimpíadas. Uma coisa é basquete, outra coisa é bocha.

Se você não sabe ainda estão ocorrendo olimpíadas na China. As paraolimpíadas começaram duas semanas depois dos primeiros jogos e eu tenho tido a chance de acompanhar no SporTv (com os comprimentos da Net), e sabem, tem sido legal. Olha eu realmente tenho gostado. Tem todo aquele lance de "superação humana sobre as adversidades" que me chama a atenção. Parece que o termo "olimpíadas" tem mais sentido com esses atletas.

Outro dia, imaginem só, estava vendo natação quando apareceu um atleta sem os braços! Sentiu o drama? SEM OS BRAÇOS! NA NATAÇÃO! Caramba mas eu fiquei passado. E AINDA ERA ESTILO BORBOLETA! BORBOLETA! SEM OS BRAÇOS! O cara parecia uma cobra nadando! E não falo isso curtindo não. É admiração mesmo. Muito bom. Infelizmente ele ficou com a prata, mas foi legal.

Agora o esporte que eu mais gosto é o basquete. Nossa é muito empolgante. Não por serem atletas em cadeiras de rodas. Não não. É porque parece que fica mais dinâmico e mais estratégico o jogo. O pessoal tem uma destreza e uma precisão incriveis. Muito legal. De verdade.


Agora a bocha... a bocha é um caso à parte.

É aguniante demais! Demais mesmo! O jogador fica todo torto! Ahhhhh. Isso porque tem muitos paraplégicos e com deficiências motoras. É estranho demais ó. 

E os que usam uma calha pra poderem jogar? Ahh aí que mata mesmo. Esses só conseguem mexer a cabeça então vem um ajudante e coloca a calha pra ele no local que ele pedir. Depois o jogador só faz empurrar com a cabeça ou algum aparelho moldado para si - uma varinha. Aguniante demais.


Bom, mas eu gosto das paraolimpíadas. É maravilhoso ver pessoas que não se deixam esmorecer por qualquer dificuldade. Pessoas que convivem bem com suas necessidades. Que conseguem vencer a si mesmas. É algo que eu admiro muito e sempre busco fazer. ;)

Nenhum comentário: